quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CONSEA-PB RETOMA CONFERÊNCIAS COM ÍNDIOS NA BAIA DA TRAIÇÃO



                        O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (Consea-PB) retomou, no último final de semana, com a presença de dois conselheiros do Consea Nacional, o indígena Cearense Dourado “Tapeba” e Aldenora Pereira da Pastoral da Criança, as conferências temáticas e regionais abordando o tema:  “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos”.  A conferência temática aconteceu na Baia da Traição, litoral norte do Estado, uma das maiores bases de conservação da cultura indígenas regional.

                        Cerca de sessenta índios de 17 aldeias potiguares estiveram presentes na conferência temática de segurança alimentar e nutricional direcionada aos povos indígenas.  O objetivo das conferências é reunir representantes da sociedade civil, de organizações e movimentos sociais e de órgãos públicos e privados a fim de discutir a erradicação da fome e da desnutrição no Brasil e na Paraíba. A mobilização visa fortalecer o pacto social pelo direito à alimentação adequada e saudável para todos e, em especial, para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social, cumprindo assim com a meta numero 1 dos objetivos do milênio que o Brasil é signatário.

                        Para Arimatéia França presidente do Consea-PB, a conferência temática dos povos indígenas, além de avaliar a situação vivida pela comunidade, destacando avanços, foi uma oportunidade de expressar o descontentamento com a falta de regularidade e morosidade do poder público nas principais reivindicações do povo Potiguar no tocante à segurança alimentar e nutricional.

                        Dentre as reivindicações, foram debatida maneira de combate a pobreza e garantias da segurança alimentar e nutricional, geração de emprego e renda, principalmente através da recuperação dos Rios Sinimbu e Mamanguape, que hoje se encontram em completo estado de assoreamento, além de estarem sendo vitimados pelos constantes avanços do plantio da cana de açúcar.

                        Nesse sentido, foi aprovada por unanimidade uma moção que será encaminhada as autoridades nacionais e estaduais, bem como a reabertura da unidade gestora da FUNAI local.

                        “O Consea-PB já marcou para próxima quinta feira dia 11, as 15:00 na sede da Funai na Baia da Traição, uma reunião entre a representação do IBAMA e os indígenas para discutir o impasse do licenciamento no projeto de recuperação dos rios, pois a segurança alimentar é uma questão de urgência”. Finalizou Arimatéia França

Participe das demais atividades organizado pelo Consea-PB

Dia 13/08/2011 Conferência Regional de Sousa (Auditório do Campus da UFCG em Sousa)
Dia 20/08/2011 Conferência Regional de Campina Grande (Auditório da FIEP)
Dia 26/08/2011 Conferência Temáticas Povos Tradicionais (Auditório da Assembléia Legislativa)
Dia 03/09/2011 Conferência Regional de João Pessoa  (Local a definir)
Dia 15, 16 e 17/09/2011 Conferência Estadual  (Local a definir)

Nenhum comentário:

Postar um comentário