terça-feira, 25 de março de 2014

Investir em educação é acreditar no desenvolvimento da nossa nação, afirma Dilma

A presidenta Dilma Rousseff afirmou, nessa segunda-feira (24), no Café com a Presidenta, que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está formando um grande número de brasileiros preparados para construir um futuro melhor. Segundo Dilma, investir em educação é acreditar no desenvolvimento da nossa nação.
“Foi para dar oportunidade aos brasileiros de melhorar sua formação profissional que nós criamos, no início de meu governo, o Pronatec. (…) Nós estamos, de fato, investindo muito na educação profissional. Só no Pronatec, nós investimos R$ 14 bilhões”, afirmou Dilma.
Dilma detalhou que já são 6,1 milhões de matrículas no programa, com as mulheres respondendo por 60% do público atendido. São 1,7 milhão de matrículas em cursos técnicos de nível médio e outras 4,4 milhões em cursos de qualificação. O Pronatec que atende beneficiários do Brasil Sem Miséria também já alcançou 1 milhão de matrículas.
“Nós temos muito orgulho de atingir agora a meta de 1 milhão dessas matrículas feitas pelas mulheres, os homens e os jovens beneficiários do programa Brasil Sem Miséria, que recebem o Bolsa Família. O Pronatec/Brasil Sem Miséria é uma verdadeira porta de entrada dessas pessoas no mundo do trabalho”, disse.
A presidenta também falou da expansão da rede de escolas técnicas federais, e do movimento de interiorização do acesso ao ensino técnico e superior. Ela lembrou que todos os cursos do Pronatec são dados em institutos federais, em escolas técnicas estaduais ou nas do Sistema S: Senai, Senac, Senat e Senar.
“São 220 cursos técnicos e 646 de qualificação profissional. Nós vamos continuar expandindo a rede dos institutos federais de educação profissional e tecnológica, interiorizando pelo Brasil afora as nossas escolas técnicas federais. Somente no meu governo, para você ter uma ideia, nós abrimos 152 novas escolas técnicas federais e vamos chegar a 208 até o final do ano”, afirmou.

Fonte: Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário