quinta-feira, 8 de maio de 2014

Reunião do CDMRs-Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Município de Queimadas.

Informes das Entidades e Apresentação das Ações da Secretaria de Ação Social-SETRAS

Inicialmente dentro dos informes abriu-se a reunião com a participação da presidente do Sindicato Rural, sobre o levantamento das cisternas com capacidade inferior a 16 mil litros d’água e de quem não tem.  A proposta é de universalizar a política hídrica do Governa Federal dentro da estratégia de um milhão de cisternas assim garantir que todas as famílias do semiárido tenham no mínimo acesso a 1ª agua, esta estratégia está sendo trabalhada e executada em parcerias com MDS, ASA, STRs e agora envolvendo os agentes de saúde nesta mobilização bem com as comunidades rurais, enfatizou a presidente do STRs Queimadas, que as famílias contempladas pelo programa intitulado fase 1ª agua através de construção de cisternas terão que passar por capacitações dentro do programa.

Foi informado ainda pelos os agentes de saúde em reunião realizada no último dia 06 deste mês no Sindicato rural, entre os agentes de saúde e representantes das comunidades que ele estão realizando um cadastramento de todas as famílias do município e que este cadastramento é individual ou seja por pessoa, uma ficha para cada membro da família aumentando assim a demanda dos agentes, mas mesmo assim muitos estão despostos a contribuírem para o desenvolvimento das comunidades rurais. Ainda dentro dos informes quando a presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável-CMDRs, Sonia Magalli  foi provocada sobre a jornada produtiva que aconteceu no último dia 29 de abril de 2014, ela colocou que o conselho foi desprestigiado na jornada produtiva que estava na mesa apenas para sair nas fotos indagou a presidente “foi pura politicagem”. 
Em fim Depois de um grande debater envolvendo as questões acima a Secretaria de Ação Social do Município de Queimadas Teresinha Dantas, iniciou a sua apresentação das ações desenvolvida pela a Ações Social:

1º CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL: 
OBJETIVO: Ofertar serviços e ações de proteção básica a todos os membros da família, promovendo a organização e a articulação das unidades da rede sócio-assistencial a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.
AÇÕES: oficinas, grupos de convivência, visitas domiciliares, busca ativa, atendimento psicossocial, acompanhamento e encaminhamento para o BPC, suporte técnico ao SCFV e ao Programa Bolsa Família.
FAMÍLIAS REFERENCIADAS: 3.500
ATENDIMENTOS EM 2013: 1.327

2º PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA:
OBJETIVO: Beneficiar famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país, através da transferência direta de renda. Está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.
AÇÕES: Inclusão no CadÚnico, atualização cadastral, desbloqueio de cadastro, geração do NIS, emissão do resumo do CadÚnico, emissão de declaração (baixa renda, garantia safra).
ATENDIMENTOS EM 2013: mais de 20.000 atendimentos; novos benefícios: 210.
2014: 150 novos benefícios.

3º SCFV - SERVIÇO DE CONVIÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS:
OBJETIVO: Promover a socialização e convivência; assegurar espaços de convívio familiar e comunitário; desenvolver o sentimento de pertença e identidade, através de grupos de convivência de crianças, adolescentes e idosos.
AÇÕES: Oficinas socioeducativas esportivas, dança, música, reciclagem, informática, artesanato e LIBRAS; palestras; atividades recreativas.
FAMÍLIAS ATENDIDAS EM 2013: 315.

4º CREAS – CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL:
OBJETIVO: Oferecer serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).
AÇÕES: Acompanhamento de famílias e indivíduos através de equipe socioassistencial (psicólogo, assistente social, advogado e pedagogo); encaminhamento de casos aos demais órgãos competentes e à rede socioassistencial; campanhas educativas; visitas domiciliares; reuniões e palestras.
ATENDIMENTOS EM 2013: 605.

5º TELECENTRO COMUNITÁRIO:
OBJETIVO: Oferecer espaço de inclusão digital e serviços de informática gratuitos, através do acesso à internet e cursos de capacitação.
AÇÕES: Acesso a internet, impressão de trabalhos e pesquisas escolares, oferta de cursos de informática ao público de todas as idades.
ATENDIMENTOS EM 2013: 1.620

6º CRI – CENTRO DE REINTEGRAÇÃO DO IDOSO:
OBJETIVO: Proporcionar ao idoso uma vida sócio-cultural ativa e uma melhor qualidade de vida, através de atividades variadas.
AÇÕES: atividades físicas, acompanhamento de equipe multi-profissional do projeto e do CRAS, palestras, atividades de lazer, recreativas e motivacionais.
ATENDIMENTOS EM 2013: 120 idosos.

7º PROGRAMA LEITE DA PARAÍBA:
OBJETIVO: Promover a melhoria da qualidade de vida das famílias de baixa-renda, através de ações de combate a fome e a desnutrição infantil.
AÇÕES: Distribuição de leite e fubá às famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas pela FAC.
FAMÍLIAS ATENDIDAS: 842.

8º PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA:
OBJETIVO: Oferecer moradia digna a famílias que não possuem casa própria. O programa acontece em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos.
AÇÕES: estão sendo construídas 48 unidades habitacionais na zona urbana do município, através do PNHU, e em fase de contratação de 50 unidades habitacionais pelo PNHR.
FAMÍLIAS ATENDIDAS: 48.

9º CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS EVENTUAIS:
OBJETIVO: Conceder ajuda humanitária às famílias em situação de carência em virtude de morte, nascimento, calamidade pública e situações de vulnerabilidade temporária.  
AÇÕES: Concessão de ajuda financeira através de avaliação socioassistencial.
FAMÍLIAS ATENDIDAS EM 2013: 1.841

10º EMISSÃO DE CARTEIRA DO IDOSO E CARTEIRA DE PASSE LIVRE:
OBJETIVO: Auxiliar idosos e pessoas com deficiência a adquirirem carteira de gratuidade ao transporte intermunicipal e interestadual.
AÇÕES: Emissão de carteira do idoso e encaminhamento de carteira de passe livre.
ATENDIMENTOS EM 2013: 124.

11º ACOMPANHAMENTO DAS FAMÍLIAS DO LIXÃO:
OBJETIVO: Trabalhar em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê o fim dos lixões em 2014, realizando o acompanhamento das famílias que trabalham e residem no lixão de Queimadas, no sentido de, oferecer acompanhamento sócio-assistencial, formação e capacitação e melhoria da qualidade de vida dos catadores e catadoras.
AÇÕES: Em parceria com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Secretaria de Infraestrutura, várias ações e serviços estão sendo levados às famílias que vivem no lixão. Atualmente foi firmada uma parceria com o CENTRAC.
FAMÍLIAS ATENDIDAS: 50 (em média).

12º APOIO AS AÇÕES DO CONSELHO TUTELAR:
OBJETIVO: Oferecer suporte logístico e condições para que o Conselho Tutelar cumpra o seu papel de órgão de proteção às crianças e adolescentes do nosso município.
AÇÕES: Através do acompanhamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e da Secretaria do Trabalho e Ação Social, a Prefeitura Municipal tem oferecido infraestrutura, transporte e recursos humanos ao CT.
ATENDIMENTOS EM 2013: 163 denúncias e 110 encaminhamentos.

13º PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO:
OBJETIVO: Capacitar e formar jovens e adultos para o mercado de trabalho, através da oferta de cursos gratuitos em diversas áreas do conhecimento.
AÇÕES: Cursos do PRONATEC Brasil Sem Miséria e de outros programas, oferecidos no município através de parceria da Prefeitura Municipal de Queimadas com o IFPB, SENAI, SENAC e CENDAC.
ATENDIMENTOS EM 2013: 266 vagas.

14º CURSOS OFERECIDOS EM 2013:
Auxiliar administrativo;
Operador de computador;
Manicure e pedicure;
Eletricista instalador predial de baixa tensão;
Cuidador de idoso;
Recepcionista;
Pedreiro de alvenaria;
Aplicador de revestimento cerâmico;
Corte e costura.
PRONATEC Brasil Sem Miséria: 190 vagas.

15º CURSOS QUE ESTÃO SENDO OFERECIDOS EM 2014:
Confeiteiro;  
Operador de computador;
Corte e costura;  
Organizador de eventos;
Depilador;  
Operador de supermercado;
Auxiliar de pessoal;  
Auxiliar administrativo;
Auxiliar de recursos humanos;  
Vendedor;
Auxiliar administrativo;                 
Recepcionista.
PRONATEC Brasil Sem Miséria: 210 vagas.

Queimadas, 08 de maio de 2014 

2 comentários:

  1. a secretaria de trabalho e ação social de município estar de parabéns, a prefeito jaco a secretaria teresinha e toda sua equipe muito mais sucesso!

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  2. Muito obrigado pelos elogios que vc, nós faz agradeço desde já este é o compromisso desta gestão para com seu povo.

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