sexta-feira, 22 de maio de 2015

Bancada Feminina do Congresso defende cota de 30% das mulheres nos parlamentos

 mulheresnapolitica gushta
A bancada feminina do Congresso Nacional defendeu nessa quinta-feira (21), durante Ato realizado no Salão Verde da Câmara- com a presença da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Eleonora Menicucci-, a adoção da cota de 30% das vagas nos legislativos para as mulheres. As parlamentares cobraram a inclusão da cota, proposta inicialmente pela deputada Moema Gramacho (PT-BA), no relatório final da Comissão Especial que debateu a Reforma Política na Câmara.   
Após demonstrar o apoio da SPM à reivindicação, a ministra disse que o sistema político brasileiro precisa refletir o protagonismo das mulheres brasileiras. “E esse protagonismo não tem impacto no Congresso Nacional porque o percentual de mulheres aqui é irrelevante, se compararmos à representação das mulheres na sociedade”, afirmou. Segundo o último censo do IBGE (2010), as mulheres representam 51% da população. Entre o eleitorado, de acordo com o TSE, são 52% do total de eleitores.  
 A proposta apresentada por Moema Gramacho na Comissão da Reforma Política prevê a adoção da cota de 30% nas vagas nos parlamentos, a partir da próxima eleição. Apresentado na forma de destaque ao relatório final do colegiado, a emenda também defende o aumento no percentual em 5% a cada eleição até alcançar, em 20 anos, a paridade (50% x 50%) entre homens e mulheres nos parlamentos.  
 Depois de lamentar o fato do relatório da Reforma Política não contemplar a reivindicação das mulheres, Moema Gramacho ressaltou que a luta apenas começou. “Essa questão não é inconstitucional, como alguns insistem em dizer, e por isso já apresentamos destaque para incluir a cota para as mulheres. Se não conseguirmos lá na Comissão Especial, iremos lutar para modificar o relatório no plenário da Câmara, independentemente do sistema eleitoral que será escolhido”, prometeu. 
 O debate e votação do relatório final da Reforma Política está marcado para a próxima segunda-feira (25), às 14h, no plenário 1.   
Participaram do Ato as deputadas petistas Ana Perugini (SP), Benedita da Silva (RJ), Erika Kokay (DF) e Maria do Rosário (RS), além da senadora Regina Sousa (PT-PI). 
Também estiveram presentes o 1º vice-presidente da Comissão Especial da Reforma Política, deputado Rubens Otoni (PT-GO), e os deputados Caetano (PT-BA) e Zé Carlos (PT-MA). 

Héber Carvalho
Fonte: PT na Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário