segunda-feira, 25 de maio de 2015

Vice-prefeito de Queimadas participa de audiência pública da Frente Parlamentar da Água em João Pessoa

O vice-prefeito de Queimadas, José Gerailton participou de uma audiência pública, nessa sexta-feira (23), com a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), através da Frente Parlamentar da Água, no auditório João Eudes, nessa sexta-feira (22), onde representou o prefeito Jacó Maciel. O evento foi para debater o problema da escassez de água nos municípios mais atingido pela estiagem. Compareceram à reunião 35 prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, além de dez deputados.
A audiência foi presidida pelo deputado Jeová Campos. Diversos prefeitos se pronunciaram relatando seus problemas de falta d’água e cobraram do Governo Federal mais recursos emergenciais para a contratação de carros-pipa porque os recursos estão escassos nas prefeituras para o socorro às populações.
Os gestores municipais destacaram a iniciativa da Assembleia Legislativa pela criação da Frente Parlamentar da Água que será o porta-voz dos municípios na marcha de Brasília na próxima semana. Eles defenderam que o trabalho da Frente seja permanente.
Gerailton explicou que a preocupação com a questão da crise hídrica é real e generalizada por parte de todos os prefeitos dos municípios paraibanos. O problema é grave e se faz necessário que o governo estadual juntamente ao governo federal, façam a sua parte, na tentativa de amenizar o sofrimento do povo que está morrendo de sede, principalmente nas cidades onde a situação já é calamitosa.
O vice-prefeito informou que logo após a audiência, foram escolhidos representantes das regiões paraibanas e essa comitiva se reuniu à tarde com o governador Ricardo Coutinho para tentar viabilizar ajuda antecipada para as cidades, em especial para Queimadas. No entanto, o governador disse que o estado também enfrenta dificuldades e tem pressionando o governo federal quanto a liberação de verbas para socorrer os municípios paraibanos.
“Não conseguimos nenhum retorno por parte do governo estadual, no sentido de nos ajudar com os convênios de carros-pipas, por exemplo. E o governador informou que apresentou um plano para o governo federal no valor de R$ 75 milhões, mas que estariam sendo liberados apenas R$ 19 milhões que darão para socorrer apenas os municípios que se encontram em colapso total, portanto, Queimadas está de fora dessa estatística e não sei até quando, porque a situação está muito difícil. Mas nós estamos fazendo a nossa parte e temos tentado buscar recursos”, ponderou Gerailton.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário