terça-feira, 22 de maio de 2018

NOVE MUNICÍPIOS DA PARAÍBA PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE AROEIRAS

No dia de hoje, 22 de maio de 2018, aconteceu uma audiência Pública no município de Aroeiras, para apresentação do projeto de uma linha de transmissão, LT 500KV, que vai de Campina Grande na Paraíba à Pau Ferro em Pernambuco. Esta linha terá um comprimento de 130 Km, 260 torres e cortará 15 municípios no seu trajeto, sendo 06 (seis), na Paraíba e 09 (nove) no vizinho estado de Pernambuco.
Foram apresentados apenas três pontos principais como positivos para a vida das pessoas afetadas diretamente pelo projeto: oferta de trabalho, 400 (quatrocentos) empregos diretos; os municípios serão beneficiados com o aumento da arrecadação através do ICMS; aumento da oferta de distribuição de energia para as pessoas.

Quanto à oferta de emprego, a mesma explanação dada aos munícipes da Paraíba foram apresentadas aos munícipes de Pernambuco, ou seja, como será a distribuição dessas vagas, poucas por sinal, para tantos municípios? 

Em relação a arrecadação do ICMS, quando será repassado para os municípios afetados? 

E quanto à oferta de energia elétrica, sabemos que a linha de transmissão passará por trechos rurais nos municípios afetados, em alguns casos em locais que sequer existe oferta de energia elétrica.

Outras considerações são igualmente importantes para se refletir, todos os municípios afetados pelo projeto emitiram, através de suas secretarias de meio ambiente, certidões de “uso e ocupação do solo”, onde a rede de transmissão vai passar, porém os respectivos secretários/as, prefeitos/as não estavam na referida audiência para debaterem com a sociedade civil e a empresa Rialma S.A, os impactos sociais e ambientais, que em boa parte da execução do projeto, serão irreversíveis para comunidades.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário